domingo, 18 de janeiro de 2009

Tempestade no Chapitô



Três actores levam Tempestade à cena, num espectáculo físico e visual impressionante. Às vezes, chega quase ao splastick, pelo menos foi o que me pareceu, de tal forma a expressividade física dos actores (rosto, movimentos) é importante. A forma como os três tomam a seu cargo todas as personagens da Tempestade é fabulosa. Mais uma vez, é a imensa expressividade do espectáculo, e a sua impressionante simplicidade (luzes, um livro, um pano negro) que me ocorre.

Vale mesmo muito a pena. Grande encenação, grande trabalho de representação. O próprio Shakespeare gostaria deste espectáculo, acho eu. De facto, ver Shakespeare encenado é perceber verdadeiramente a razão pela qual este dramaturgo é grande (o maior) entre os grandes. A universalidade, a versatilidade, a beleza das peças são uma constatação, um sofisma inegável, e este espectáculo, visual, físico, é disso demonstração. Em Shakespeare, de facto, está tudo: o teatro, a ilusão, a vida (curiosamente, é em Tempest que Prospero declara o verdadeiro e belo we are such stuff as dreams are made on; and our little life is rounded with a sleep - estará ele a falar da vida, do teatro ou dos dois?).

3 comentários:

A. disse...

Infelizmente, por estar fora, não posso ir vê-lo, mas tendo em conta o génio de Mowat e as peças anteriores - adorei a Medeia - espera-se que não desiluda.

E depois tem a Martinha - na foto - que além de bailarina se tem revelado uma excelente actriz, e mais uns amigos na ficha técnica, o que me tira alguma imparcialidade.

Rita F. disse...

Os actores eram todos excelentes, sem dúvida. Não desiludiria, de certeza.

Anónimo disse...

Olá minha querida,
Ouvi falar deste espectaculo ontem por mail - estou demasiado longe - e fiquei imediatamente com vontade de pular até a um Chapitô Tempestuoso.
E agora encontro este post aqui no teu blog - felizes acasos (ou não) mas felizes :)
E ficamos de facto a perder (relativamente) com estes avanços tecnológicos. Mas mais q a relatividade, a mim angustia-me q n consiga falar ctg regularmente!!! Quero la saber se ja tenho qs 700 amigos no FB!!
E olha, a perder estou eu tb, que ainda n tenho assinatura bloguista.
Um bj!
Inês