quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

All together now

Já escrevi aqui antes como a androginia pode ser esteticamente tão interessante. Vim a descobrir que começa logo no faraó egípcio Akhenaton, ou seja, há muito tempo atrás.

Para mim, começou quando vi "Saltos Altos" e Miguel Bosé nesta cena de antologia, no vídeo abaixo, a cantar Luz Casal. A minha parte preferida é quando Bosé canta e os restantes travestis o imitam, com a coreografia sincronizada. É uma cena de antologia, quanto a mim, memorável. Gosto muito deste filme, como em geral tudo de Almodovar, e pensei nisto agora, porque o ipod no shuffle continua surpreendente e desta vez parou, precisamente, em Un Año de Amor, da dita Luz Casal.




O meu andrógino preferido continua, no entanto, a ser o magnífico Tim Curry no Rocky Horror Picture Show, o filme mais série B, mais pindérico e mais fascinante de sempre. Deixo também um videozinho para ilustrar, mas ver o filme é que tem graça. Se se tiver a oportunidade de o ver no cinema, ainda mais, porque é um verdadeiro rega-bofe - as pessoas levantam-se das cadeiras, dançam e cantam. Verdadeiramente maravilhoso. Aliás, tenho muita pena que não haja versões sing-a-long de nenhum filme em Portugal, ou em Lisboa (eu, pelo menos, nunca ouvi falar, só as conheço de Inglaterra). O que eu gostava, o que eu adorava poder ir ver um filme ao cinema, o Rocky Horror, a Música no Coração, o sumptuoso Yellow Submarine (vi-o na Cinemateca no passado fim de semana e tive de me conter para não cantar as músicas todas a plenos pulmões, estava tão contente!), e toda a gente a cantar, como no Fame, era tão bom... porque é que isso nunca acontece.
Entretanto, enquanto espero algum dia poder ir a uma sessão de cinema para cantar com os restantes espectadores, entretenho-me com a deslumbrante maquilhagem garrida de Tim Curry, mesmo impecável. Tivesse eu coragem de usar baton e sombra assim, eh eh.




Sweet Transvestite - Tim Curry

7 comentários:

S.M. disse...

Hurray!!! Até quue enfim um post que eu poderia assinar por baixo (lol). Também sou fã absoluta de Almodovar (realizou a maior parte dos meus filmes favoritos). E as pessoas com aspecto andrógino, fascinam-me e de que maneira...
Não sou grande fã da série "L Word" mas a personagem andrógina, a Shane, tira-me do sério ( if You know what I mean...eh eh eh).
Tens um desafio no meu blog. Vá lá confessa-te. Eu depois venho cá absolver-te :)
Fica bem. Beijinh@s

Rita F. disse...

S.M., o desafio não está esquecido :)

José Bandeira disse...

se eu tivesse uma lista de filmes predilectos -- vá, se eu tivesse uma lista de musicais predilectos -- Rocky Horror Picture Show estaria nos cinco primeiros. Que saudades, olhe o que me fez lembrar, devia ser proibido.

Rita F. disse...

JB, também gosta do Rocky? Excelente. Já foi àquelas sessões clássicas e canónicas do filme, em que toda a gente se veste como o Tim Curry? São inesquecíveis.

Rita F. disse...

JB, também gosta do Rocky? Excelente. Já foi àquelas sessões clássicas e canónicas do filme, em que toda a gente se veste como o Tim Curry? São inesquecíveis.

José Bandeira disse...

Ahm... não, can't say that I have, mas tenho ideia que meias de rede me assentariam bem.

Rita F. disse...

É uma experiência inesquecível.
As meias de rede são um must, ficam bem a toda a gente. :)