sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Duas coisas insignificantes que me irritaram levemente

Dantes, conhecia algumas pessoas que se chamavam Maria João. Agora, só conheço pessoas chamadas apenas "Maria".

Ontem vi um bocado do programa da Oprah. Devo confessar que vi de propósito para me irritar, porque às vezes tenho estes instintos sado-maso. A Opra entrevistava a Tatum O'Neal, filha de Ryan O'Neal, que pode ser um actor respeitável, mas parece que, como pai, foi um desastre. Bom, estava então Tatum O'Neal a falar da sua toxicodependência e do seu sofrimento e como custa largar a droga e isto e aquilo, e a grande sentença da Oprah, que sabe sempre tudo e é a salvadora do mundo e ai de quem a contradiga, diz-lhe assim sem mais nem menos, "pois, aquilo por que tu passaste foi uma humilhação. Foi uma humilhação e foi uma decadência. Era o que estavas a precisar na altura, não era?" Perante este absurdo de que, quando as pessoas passam por situações de vida humilhantes ou decadentes, é porque "estão a precisar", a Tatum O'Neal olhou para a Oprah e respondeu, brilhantemente, "sim". A Tatum também não deve ser muito esperta, coitada.
Esta Oprah, como se diz em brasileiro, "tira-me do sério" com a mania que Deus a colocou na Terra para fazer sei lá o quê. Parece-me ser uma mulher com a mania que encerra em si a sabedoria divina, preocupada em mostrar ao mundo o quão boazinha é, graças ao poder imenso que a televisão lhe dá e que lhe permite a auto-glorificação constante. É um perigo.
Acho que a Oprah devia ler a Justine, do Marquês de Sade, para aprender de uma vez o que se ganha em ser-se muito boazinha, coitadinha.

2 comentários:

José Bandeira disse...

Sou indiferente à Oprah, não vejo (a TV que vejo é sempre ou gravada, ou programada) mas do pouco que vi achei uma pepinada, de facto.

Mas uma nota só para dizer que -- não sei ao certo onde li isso -- parece-me que ela teve uma infância dos diabos, posso estar enganado, alguém que saiba mais que me corrija, mas metia violação e coisas do género.

Enfim, talvez ajude a explicar.

Rita F. disse...

Pois é, também ouvi falar disso, mas sinceramente ... com tanto dinheiro para gastar em terapias e psiquiatras, a Oprah que resolva os traumas pessoais e deixe a Tatum O'Neal e o resto do mundo em paz.