domingo, 21 de dezembro de 2008

Errar na nacionalidade?

Tenho pensado muito no Herman. E apeteceu-me recordá-lo em toda a sua glória devido ao Tal Canal ter saído em DVD. Como existe um magnífico site chamado YouTube, tenho podido apreciar o Herman em grande. Sem ele, não havia Gato Fedorento nem Contemporâneos nem humor de jeito em Portugal nem nada, mas apenas Malucos do Riso e teatro de revista que, peço muita desculpa, talvez tenha cumprido o seu papel na altura da ditadura, mas graça é que aquilo não tem. Aprendi a rir com o Herman, e provavelmente muitas pessoas da minha geração também, ao verem os pais perdidos de riso com o Tal Canal embora sem perceberem muito bem as piadas todas. E por isso gosto do Herman, que me habituou ao riso com qualidade, apesar da preguiça que o fez passar a apresentar talk shows foleiros e, a partir de uma certa altura, pura e simplesmente bimbos.

À semelhança do que diz a minha amiga Alexandra (falo muito dela porque devemos ter aproximadamente um milhão de coisas em comum) do Vasco Santana e do António Silva, talvez o erro trágico do Herman não tenha sido "engajar-se" em programas espúrios e miseráveis como o Hora H, mas antes não ter nascido inglês ou até americano.

Estou perfeitamente convicta de que, se acaso o Herman fosse inglês, há muito que o mundo teria encontrado o seu Ricky Gervais.

No entanto, ainda bem para mim que, tal como Camões, Herman José é português (meio alemão, ao que parece, mas mais português). Assim, ele pode aplicar o seu arguto e espantoso poder de observação, que não sei de onde lhe vem, aos hábitos e aos pormenores tristemente engraçados da vida comum dos portugueses, deste modo fazendo-me rir muito. De facto, o que me faz fã absoluta do Herman é a capacidade extrema de observação, aquela sensação de reconhecimento quando o vemos encarnar uma determinada personagem. Uma das minhas personagens favoritas do Herman é sem dúvida o Nelo. Deixo aqui um vídeo que escolhi por ter uma das tiradas mais fabulosas de sempre, quanto a mim: "pois tá, pois estão a olhar para mim, eu tenho muito poder!" (além do Nelo a falar espanhol, que é inenarrável no bom sentido, de ir às lágrimas).


Eu concordo, o Herman tem poder. Tem é de fazer uma forcinha, porque ultimamente anda em baixo. Não fosse o programinha na Antena 1, o Tal País, e as ruas da amargura por onde anda a SIC (ruas essas de onde provavelmente nunca saiu) davam cabo dele em absoluto.



3 comentários:

Anónimo disse...

OLá olá


gostei do texto mas tenho um reparo...

é engraçado como um "programa espúrio e miserável como o Hora H" pôde ser o unico a ser nomeado para melhor programa de humor do festival de monte carlo.....!


Os gato estavam no ar...porque sera que nao os ecolheram???


Sera que o hora H era assim tao mau ou sera que nos nao evoluimos???

a segunda opção..perante os factos é a melhor!

PArabens na mesma , no entanto nao classifique assim o programa , ou entao ponha isso como sua opinião, porque a opinião dos especialistas é pô lo num concurso ao lado de outros miseraveis como o The office!


Cumprimentos, e nao leve isto a mal , muita gente nao tem ideia que o Hora H FOI realmente uma gloria!

Rita F. disse...

Caro Rui Esteves, obrigado pelo seu comentário. Não sabia que o Hora H tinha sido seleccionado para Monte Carlo, mas ainda bem que foi. Eu é que de facto não gostei nada do programa. O Hora H é "espúrio e miserável" (o que mantenho porque, como disse, acho que fica aquém daquilo que o Herman fez e pode fazer) apenas quanto a mim. Tudo o que aqui escrevo é a minha opinião e não vale mais do que isso.
Como disse, fiquei contente por saber que há quem equipare o Hora H ao The Office, que é brilhante, pois penso que o Herman merece todo o reconhecimento e mais algum.

Anónimo disse...

È verdade Rita! e sabe que a coisa que mais tenho pena é que este país seja tão pequeno que não de espaço a mais do que uma ou duas paixões, não há espaço para "amar dois políticos" para "amar" dois clubes para "amar" dois jornalistas, e , não fugindo também à regra, para amar dois humoristas!

este Invejo (ou não) ódio criado ao Herman, e digo ódio pois leio coisas que me dão vómitos, é imcompreensivel, a linha entre o amor e o ódio em Portugal é tão ténue que me faz impressão!

Não é possível explicar como o humorista que relacionou( e continua a fazer cocegas) o humor em Portugal possa ser detestado e para alem de tudo achincalhado como se um pano inútil se tratasse!

não compreendo a a razão disto e ainda mais incompreendo a mudança repentina dessas posições quando estes ditos génio morrem, eu sou contra qualquer homenagem póstuma de um artista!
está vivo não presta, esta morto é um génio! que difícil é entender esta relação tão portuguesa!

Enfim mas tambem lhe digo querida que nao ache comparavel ao herman enciclopedia ate aceito agora miseravel , e tendo em conta que o significado de miserável é:

do Lat. miserabile


adj. 2 gén.,


lastimoso;

miserando;

desprezível;

malvado;

so concordo com o sinonimo "malvado" loool

Enfim mas as opiniões "são como as vaginas, cada uma tem a sua e quem quiser dá-la, dá-la!" looool

(agradeço a atença de resposta ao meu comentário.


Cumprimentos;

Rui E.