terça-feira, 31 de março de 2009

Gosto de Saramago


Gosto de Saramago, ou melhor - gostei de todos os livros que li de Saramago, que não foram muitos. Gosto das histórias que Saramago conta, gosto da forma como trabalha a linguagem, como a torna bonita, como a sua famosa pontuação dá um ritmo bonito, fluido, uma respiração, ao que a história conta. Gostei muito, muito, muito do Nobel, claro, mas ficaria feliz por qualquer escritor português que tivesse recebido o Nobel.

Não percebo a razão de Saramago ser constantemente julgado por ser comunista, ou por ser desagradável, como às vezes se diz que ele é, ou por ainda andar a falar da questão com o Sousa Lara (o caso foi uma vergonha, o homem foi ofendido, e se optou por permanecer ofendido, paciência; Saramago ofendido tem direito a ser respeitado, já o mesmo não se podendo dizer de quem perpretou a ofensa), ou assim ou assado. Já escrevi aqui sobre o que penso acerca do lado certo da história, das opções políticas do artista, e se isso se relaciona ou não com a literatura. Na minha humilde, humildezinha mesmo, opinião, acho que se relaciona se for um bónus, caso contrário deve ignorar-se. Portanto, não percebo tanto afinco em criticar as opções políticas, ou de vida pessoal, de Saramago; ele que faça o que entender, que pertença ao partido que quiser. Escreve bem - e a discussão deveria ficar por aqui.

Ainda há pouco tempo ouvi alguém queixar-se do facto de as pessoas, hoje em dia, não saberem escrever, de fazerem pontuação "à Saramago". Não consigo ouvir isto. Sei que é um exagero, mas parte-me o coração, verdadeiramente.

Queria eu conseguir fazer pontuação à Saramago. Queria eu.

Será que dá para aprender e depois ganhar o Nobel? É um sonho que acalento.

3 comentários:

ecila disse...

Eu gosto muito do Saramago, nao só do que escreve, mas do que diz também. E mesmo que diga uma ou outra coisa menos pensada ou impulsiva, a maioria do que diz ou escreve no seu blog O Caderno do Saramago faz-me admirá-lo ainda mais.

Irritam-me as pessoas que falam mal dele mas nunca se deram ao trabalho de ler entrevistas estrangeiras dele (ou ver) e muito menos ler um livro. Falam daquilo que vêm na TV, e neste caso particular do Saramago, falta-me a paciencia. Muitas pessoas sao desinformadas e dadas a telenovelas (adoram ter de quem falar). Ele é, fora do país, o maior representante cultural de Portugal, o que nao é coisa pequena. E realmente admiro-o muito.

S.M. disse...

Mais uma (rara...lol) vez estamos de acordo. Eu gosto muito de Saramago. E falo com (alguma) propriedade. Li uma boa parte da sua obra, fiz trabalhos de Faculdade sobre vários dos seus livros... E sim, quem me dera escrever "à Saramago". Significando isso "escrever bem". Ou será preferível escrever como certos "modernos" que não vão, certamente, passar à História, limitando-se a algumas estórias de linguagem duvidosa???
Enfim, cara Rita, devo dizer que não te comento mais vezes porque não te consigo acompanhar, mulher, tu escreves que te fartas :)
Espero conhcer-te quando voltar a visitar a tua estimada tia...
Beijinh@s

Rita F. disse...

Ecila, concordo também, inteiramente. Obrigada pelo comentário, mais uma vez.

S.M., concordo também inteiramente, especialmente com essa forma de desprezo com que te referes aos "modernos", eh eh eh. :D
Eu se calhar escrevo muito,mas gosto muito de escrever, e portanto escrevo, umas vezes pior, outras melhor, mas o que me interessa é mesmo escrever. É a minha terapia, digamos. Pode dizer-se que sim. :)