Depois de meses de prática e grande habituação a esse instrumento surpreendente que é o ipod, penso estar em condições de avaliar músicas segundo a altura do dia em que elas devem ser ouvidas. Há música excelente mas que, por exemplo, não dá para ser ouvida de manhã, por qualquer razão que não consigo decifrar. Tom Waits, por exemplo, não dá o seu melhor de manhã. É, definitivamente, para a noite, ou quanto muito para um entardecer mais chuvoso. As manhãs não se adequam à voz agreste, suja e forte do Tom; ele pede uma altura do dia mais alcoólica e mais dura. Já Chan Chan, por exemplo, da banda sonoroa do Buena Vista Social Club, é a mais perfeita música da manhã, seguida, e esta sim, a perfeição máxima da manhã urbana, trânsito, buzinas, escapes, de Unfinished Sympathy dos Massive Attack. Se quero começar o meu dia com qualidade de vida, é ouvir os Massive em altos berros com esta belíssima música. A batida adapta-se ao ritmo da manhã, ao dia de trabalho, querer despachar tudo à espera de uma coisa melhor que há-de chegar - e isto porque a senhora canta "like a soul without a mind, in a body without a heart, I'm missing every part, hey, hey, hey....", isto é, ficamos à espera que a tal parte que falta chegue. Dá um certo optimismo que calha bem de manhã bem cedinho. E o vídeo desta canção é um clássico. Gosto de me lembrar do vídeo quando ouço a canção. Dá um ar muito urbano a tudo e dispõe mais para o trabalho. Embora também seja ligeiramente deprimente, agora que penso nisso.
1 comentário:
este foi o primeiro video musical feito em tempo real
Enviar um comentário