sábado, 28 de março de 2009

Não há pior série de televisão do que esta. Não há.


Há imensas séries de televisão que gosto de ver e, normalmente, quando estreia uma, tento sempre ver uns quantos episódios para ver se vale ou não a pena continuar a assistir. Acho mesmo que há séries que justificam ficar em casa em vez de ir ao cinema ver certos filmes - Sopranos, Sete Palmos de Terra, que infelizmente já acabaram.
Outras séries há que são muito publicitadas e têm muita audiência, embora não se perceba a causa de tanta popularidade. Que algo brilhante e fabulosamente bem escrito como os Sopranos ou Seinfeld sejam fenómenos de audiência, percebo, acho bem e dou a minha contribuição como espectadora (ou melhor, dei), mas que séries como Anatomia de Grey sejam sucessos, francamente, desgosta-me e irrita-me, e irrita-me hoje em particular, que estou cheia de trabalho e para variar não consigo fazer nada, de modo que uma boa ideia para descarregar a irritação é vir para aqui dizer mal de programas sem sal como a Anatomia de Grey. Tudo nesta série é sofrível, a começar pelos actores. Olham todos para o vazio, com ar de mosca-morta, sem qualquer expressão, sem qualquer sentimento, apenas preenchidos de uma falta de talento que faz impressão. Não sei quem é que se lembrou de escolher a rapariga que faz de Grey para actriz principal, mas meu Deus, tamanho tédio nunca eu antes vi, sem contar talvez com a carinha laroca e deslavada da Nora Jones, que é outra que mal começa a cantar me dá uma vontade indómita de adormecer, tal o registo é monocórdico, parado, achatado. Antes de adormecer, penso que seria boa ideia alguém dar um tabefe bem dado na cara da que faz de Grey, a ver se ela tem alguma reacção de gente.

Depois, acho que raramente vi uma série tão mal escrita como esta Anatomia. Todas as personagens falam de forma exactamente igual e têm todas a mesmíssima personalidade - os mesmos problemas, as mesmas inseguranças, famílias parvalhonas, azar no amor, imensa, impossível dedicação ao trabalho e ao bloco operatório, e consequentemente falam todos da mesma maneira irritante e à moda: "you're so in love with him", "I'm so not", "you so are", "you're totally getting on my nerves, like, totally", etc. Aargh. Mais do que os maus actores, a má e incompetente escrita da série irrita-me, porque, sendo um programa de televisão tão popular, com tantos recursos, seria de esperar que se fizesse uma forcinha para apresentar qualquer coisa de jeito e contratar argumentistas vagamente decentes. E isto sem falar na preguiça do argumento, que põe os actores todos, constantemente, em interiores (salas de hospital, operações) e nunca por nunca os vemos no exterior a tomar um cafezinho, por exemplo. Mais vale mudar para o AXN e ver o Serviço de Urgência, que é faca e alguidar até dizer chega, mas pelo menos mostra uma vida, curiosamente, mais normal, além de ter aquele médico croata giro, giro, giro, que, coitado, tem um azar descomunal, primeiro vem da Croácia porque perdeu a família toda na guerra, e agora não encontra namoradas de jeito nos States.

E chego à conclusão de que já vi mais episódios da Anatomia de Grey do que devia, de modo que posso parar o post por aqui. Já despejei a irritação, estou mais aliviada, pode ser que agora consiga trabalhar com mais afinco.

8 comentários:

ecila disse...

Finalmente alguém que me entende...já me achava autêntico alien por nao ter paciência para esta série.

Rita F. disse...

Eu também não tenho paciência, não, Ecila. Acho que esta Anatomia e as Donas de Casa Desesperadas são duas sériezecas low cost e manhosas que, não sei bem como, são muito bem sucedidas. Não sei mesmo como.
Voltem, Sopranos, voltem! Estou muito frustrada porque todas as boas séries de TV acabam.

Zorze disse...

Apesar de seguir a série, concordo contigo.
E acho que a Grey se podia juntar com a Carrie Bradshaw do Sexo e Cidade. Uma falava do Big, a outra do Shephard, enquanto estes se embebedavam e começavam à batatada num bar qualquer. Depois vinha o Tony Soprano e limpava-lhes o sarampo.

O argumento é mauzeco porque, em meia dúzia de palavras, a Anatomia de Grey é a série em que em vez de tratarem dos pacientes, os médicos tratam da saúde uns aos outros. Não para espremer muitos episódios disto...

Anónimo disse...

Hum, só não sei se concordo com os actores. Acho que, para os respectivos papéis, adequam-se muito bem. Gosto razoavelmente daquela de aspecto oriental, a outra loiraça também não vai nada mal, nem a chefa delas, baixinha. Já a Grey, sim, é muito fracota.
Mas bom, também não sou fã da série. Sou fã é do Dexter, já viste? É mesmo, mesmo bom. Muito bem escrito e com uma grande interpretação do Michael C. Hall (o David, de Six feet under, que também amo). Se não viste, eu recomendo. Recomendo sim.

Rita F. disse...

Zorze, essa ideia de vir o Tony dar cabo dos enfadados todos parece-me belíssima. A propósito, tudo combinadíssimo para breve, não é? :)

Zé Luís, sim, concordo que a actriz baixinha é competente, sim senhora. As outras, a oriental e a loura, não acho nada de especial. A loura, que já se fartou de ganhar prémios, acho absolutamente sobrevalorizada (ela até deu escândalo há pouco tempo porque retirou o próprio nome das candidatas ao Emmy - sentiu que não tinha tido material que justificasse nomeação. Vá lá, tem algum senso). A Sandra Oh, só a vi no Sideways e gostei, mas nesta Anatomia está um estereótipo sem graça e não consegue dar a volta.
Quanto ao Dexter, claro, grande série! Gosto muito do actor, também, adorava-o como David, e gostei muito dele como Dexter. Só vi a primeira série, porque acho que a segunda ainda não passou em canal nenhum em Portugal, ou passou? Terei de me contentar com o DVD. Não percebo porque é que a RTP2, que passou a primeira série, não passa também a segunda, em vez das porcarias obscuras e secantes que anda a passar.

Anónimo disse...

Bom, de facto não passou, e ainda há uns tempos estive a falar sobre isso com uma amiga que também seguiu a primeira temporada na RTP2. Eu, olha, tive que pedir uma mãozinha para arranjar a segunda, porque isto é uma vergonha, e foi esta a minha forma de protesto (isto sou eu a tentar arranjar desculpas para me sentir um pouco melhor). A segunda temporada é bastante boa, mas não tanto quanto a primeira, acho. Comecei a escrever um post no mictório sobre a série, ontem, mas depois não acabei. Invejo a tua capacidade de escrever sobre estas coisas, eu raramente consigo (hoje li 30 e tal posts em atraso aqui no rua da abadia, sei do que falo!).

Mas bom, quanto ao Grey. Eu acho sinceramente que elas se safam muito bem com o material que têm. E acho que a loira tem razão nesse seu protesto. A sua personagem, a certa altura, ficou insuportavelmente péssima, mesmo para os padrões da série. Eu vi muito isto quando fui operado, há uns meses. Era das poucas coisas que me matava o cérebro por umas horas. Sob este ponto de vista, esta série é super!
Sabes que, em jeito de curiosidade (que eu divirto-me a coleccionar informações que não têm interesse nenhum), depois desse escabeche da loira, vão tirá-la da série. Acho que vão matar a personagem. Pelo que li, neste momento, nos States, a personagem acabou de descobrir que tem uma doença hiper-mortal e que só tem 5% de probabilidades de sobreviver. Acho que ainda anda a ter visões com o noivo que morreu há umas temporadas atrás.
Bom, quando me ponho a pensar nisto, até acho que a Anatomia de Grey tem um piadão. É mesmo muito parvo.

Rita F. disse...

Fico à espera do post sobre o Dexter.
Quanto à Anatomia, bem, ainda me estou a rir dessa da loura ir morrer com uma doença super hiper mortal com 5% de hipóteses de sobreviver. Ah, ah, ah! É castigo por ter andado a dizer mal da série. Mas ela tem toda a razão, essa coisa de andar a ter visões do namorado morto é mesmo só para quando temos mesmo de adormecer o cérebro, como dizes. Mais vale andar a fazer filmes sobre vestidos de noiva.
Eh, eh, 5% de hipóteses, eh eh eh eh, que coisa tão mal "enjorcada" (lindo vocábulo), eh eh eh! :D

Zorze disse...

Combinadíssiom, claro!