quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Gosto de Tim Robbins


Os Óscares aproximam-se, e deve ter sido por isso que me lembrei deste filme de Robert Altman, O Jogador, protagonizado por Tim Robbins, actor de quem, aliás, gosto bastante.
Não sei se o filme desmascara a charada e os meandros mesquinhos de Hollywood porque, não sendo frequentadora dos mesmo meandros, não estou em posição de julgar. Porém, The Player conta com vários actores playing as themselves (lembro-me do pequeno cameo de John Cusack, por exemplo, de quem gosto tanto que desculpo faux-pas como Serendipity e restantes porcarias que ele às vezes se lembra de fazer), e com Tim Robbins como executivo de um grande estúdio de produção que recebe cartas anónimas que o ameaçam de morte, sendo que toda a gente é mentirosa, falsa, manipuladora, egoísta, sem escrúpulos, gananciosa, e ainda por cima nem sequer tentam esconder semelhante catadupa de defeitos e imoralidades. Mesmo assim, o filme consegue ter sentido de humor devido, provavelmente, ao seu desavergonhado cinismo. E tem bons actores.
Ideal para ver antes desse espectáculo imenso de red carpet do princípio ao fim que são os Óscares, acho eu.
Nota para dizer que Tim Robbins escreveu, realizou e protagonizou também um dos filmes mais brilhantes e engraçados que já vi, Bob Roberts, em que encarna um político de extrema direita, oportunista, fundamentalista, red neck, e restantes adjectivos maléficos que possamos imaginar, e que ainda por cima gosta de andar de guitarra atrás a cantar "grandma felt guilty for being so rich/and it bothered her until the day she died/ But I will take my inheritance/ and invest it with pride/ invest it with pride", e que ainda por cima é filho de pais de esquerda que o criaram numa comunidade hippie. Ah, ah! Maravilhoso e premonitório, diria eu, considerando que Bob Roberts saiu em 1992.
Deixo um clip que demonstra bem o ideário destes Bob Roberts que por aí andam espalhados e que Tim Robbins satirizou tão eficazmente, para nos dar o conforto de podermos, ao menos, rirmo-nos dessa gentinha que anda por aí. A mensagem é clara e simples: "don't get caught.Make millions". E ainda por cima é uma versão de Subterranean Homesick Blues de Bob Dylan. Lindo. A ver, definitivamente.

Sem comentários: