terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Directa sim, eu declaro morte ao sol, directa não, e a quem o apoiar


Os dias de sol são tão nefastos e tão avessos à escrita.
Tudo reluz, tudo é bonito, as pessoas começam a fazer figura de parvas a usar T-shirts e sandálias em Fevereiro e andam de sorriso no rosto, os campos revestem-se de verde luxuriante, as azedas amarelinhas despontam por todo o lado (até em Lisboa), o trânsito parece que diminui, já todos pensam na praia e nas gambas, a vontade de trabalhar diminui, a preguiça e a languidez aumentam, a vontade de ficar na esplanada a olhar a calmaria do entardecer torna-se irresistível, as criancinhas jogam à bola no parque e riem daquela maneira que só as crianças sabem rir, e nós, os cotas, ficamos todos derretidos, que remédio, as pessoas que insistem em vestir-se de castanho, cor que eu pessoalmente não compreendo e que abomino, parecem menos feias, ficam quase bonitas, enfim, tudo parece bonito e bondoso, uma magnífica criação cuja perfeição nos contagia, como resistir ao optimismo, como resistir à alegria?
Não é possível.
O que coloca um grande problema na minha vida. Eu não me dou bem com a alegria. Sou uma pessoa para quem a alegria não é exactamente produtiva. Ou bem que passo o dia a esvaziar-me verbalmente de toda a bílis, como dizia o Eça, ou bem que não o faço e o melhor é calar-me, porque o discurso da felicidade não é para mim. Para coisas fofinhas e queridinhas já basta o dia de S. Valentim, talvez o dia mais ridículo do ano, e que foi este fim-de-semana, de modo que já tive dose suficiente de fofinho e queridinho e alegria.
Tenho de voltar ao meu querido, velho pessimismo, à soturnidade, à bílis, enfim. Sei que não é bonito de se dizer, mas é assim.
A questão, porém, que eu aqui levanto é esta: como voltar à amargura quando o sol brilha desta maneira? Como? Não sei. Mas que o sol não combina como o meu modus operandi nem com a minha personalidade, isso sei eu que não. E escolhi esta fotografia para ilustrar que o sol é lindo, saudável e faz bem, mas consegue ser muito piroso. É a minha opinião.

2 comentários:

ecila disse...

Lolol, bem...eu até gosto de castanho, he he. Olha, na Alemanha nao terias problemas desses. Cinzento todos os dias, óptimo para as directas a trabalhar. E o tempo também condiz com o humor geral do pessoal (ou será ao contrário).

Rita F. disse...

Ecila, não te ofendas se eu alguma vez voltar escrever aqui sobre castanho, porque tudo o que escrever é só retórica, ok? :)
E, realmente, na Alemanha se calhar não tinha problemas com o sol, como na Inglaterra também não... mas, na verdade, o sol sabe bem. Sabe mesmo bem. É impossível não gostar de Portugal quando faz sol. Independentemente daquilo que escrevi sobre o sol.