sábado, 29 de novembro de 2008

Envelhecer aos fins de semana custa (ou como o frio e a chuva toldam a nossa capacidade de escrever algo que faça sentido)

Como aos fins-de-semana tenho mais tempo para pensar, normalmente fico mais angustiada. Por exemplo, hoje tentei ir ao cinema, mas a fila para estacionar era tão grande que desisti logo. Também não estava assim com tanta vontade de ir ao cinema ou a outro lado qualquer, e por isso fiquei ali parada no trânsito, a olhar para a fila de carros a tentar estacionar, e a pensar se aquela gente faz sempre a mesma coisa todos os sábados, isto é, sair de casa e procurar um sítio para estacionar e, se o encontrarem, arranjar depois qualquer coisa para fazer. Mas toda a gente parecia muito ocupada menos eu. Toda a gente parece sempre que tem imensa coisa para fazer menos eu.

Sempre que vejo um grupo grande de pessoas aglomeradas no mesmo sítio, mesmo que seja a paragem de autocarro, tenho vontade de lhes perguntar o que estão ali a fazer. Parecem movidas por um objectivo mais nobre e mais útil do que o meu.

Surpreendo-me sempre que me dizem que não podem ir tomar café porque. Eu só não posso ir tomar café se estiver a trabalhar, de resto posso sempre. Mas os outros não, os outros parecem sempre ocupadíssimos e até se gabam, às vezes, da sua falta de tempo, como se menos tempo disponível equivalesse a mais vida vivida. É estranho.

Aos fins de semana, normalmente ponho-me a pensar que talvez eu também devesse ocupar-me mais de encontrar um sítio decente para estacionar. Dantes nem sequer pensava nisso, mas quando a idade começa a pesar, percebemos que não podemos, ou não devemos, ou não é bom para nós, estacionar em qualquer lado. Mas também já consegui perceber que a vida das pessoas não é melhor por encontrar sítio para estacionar, aliás, muitas vezes até se torna pior, mesmo que estejamos a falar de um lugar de estacionamento completamente gratuito, em frente à Gulbenkian, para estacionar à espinha de peixe e não paralelo ao passeio.

Portanto acho que, por enquanto, não vou estacionar o carro tão cedo.

Sem comentários: