sábado, 22 de novembro de 2008

Em que demonstro porque é que não sou a Virginia Woolf,e/ou James Joyce e/ou restantes modernistas

Preguiça. Um mundo inteiro de preguiça. Tanta preguiça. Lá fora está frio. Dentro de casa também. Estou no sofá e tenho frio. A manta não aquece. Pensar em levantar e ligar o aquecimento. Mexo primeiro o pé ou a perna? Pensar em levantar e ir buscar um casaquinho. Mexo primeiro a mão ou o braço? Se não me levantar, continuo com frio. Se me levantar, tenho mais frio ao levantar-me. E andar pela casa à procura do casaco. Mas se continuar sentada tenho frio. Se realmente me levantar, mexo primeiro o pé, a mão, a perna ou o braço? E se for a cabeça? E se ficar no sofá e pronto, ainda que tenha frio? Não, não consigo ler porque não consigo segurar o livro, não quero ver televisão porque não está a dar nada, não percebo o pessoal que dá dinheiro ao fim do mês pelo MEO, penso, quando cheguei a esta casa já cá estavam estes canais todos e ainda bem, assim não pago nada, a culpa não é minha, assim dá para perceber que não vale a pena pagar para ter tv cabo ou meo, agora já não é tv cabo, é MEO, nunca consigo estar a par das tecnologias, com o ipod foi a mesma coisa, durante meses ouvia as pessoas falarem disso e não sabia o que era, com o Skype a mesma coisa, qualquer dia nem sei mexer num telemóvel, também dantes ninguém tinha telemóvel e ninguém sentia a falta, agora toda a gente vai comprar o iphone como se alguém precisasse disso, às vezes não sei, olha, daqui do sofá consigo ver a estante toda, aquele livro do Camilo Pessanha está ao pé dos estrangeiros, tenho de o ir arrumar, pois é, e aquele livro da Germana Tânger, tenho de encontrar aquele livro da Germana Tânger em que ela diz poetas portugueses, nunca o vi em lado nenhum, talvez naquela livraria de poesia, aquela que se chama qualquer coisa, ai, tenho de ir ver à net, mas tenho frio, levanto-me ou não, se me levantar mexo primeiro a perna ou o pé, tanta decisão, tenho frio, porque é que sou tão preguiçosa, tanta coisa para fazer e só consigo pensar no frio, e talvez decida ir hoje, eu mesma, comprar as flores.

2 comentários:

Lúcio Ferro disse...

Vai. As flores esperam por ti. Vai!

Rita F. disse...

Eu queria. Mas não tenho tempo. Talvez amanhã... talvez amanhã... talvez... amanhã...