quinta-feira, 23 de julho de 2009

Guilty pleasure

A minha actividade de lazer, ontem, foi ver o Crepúsculo, vulgo Twilight, uma vez que é um filme de vampiros (como já escrevi, simpatizo com vampiros); queria também saber o que justificaria toda a comoção que tem envolvido o tal filme, e já agora compreender porque é que os vampiros, subitamente, têm atraído tanta atenção por parte da indústria de entretenimento. A comoção é fácil de explicar, aliás, nem sequer é preciso ver o filme para perceber - dois jovens muito sérios e ensimesmados, com ar de novo-gótico, ambos muito bonitos. O suficiente para derrear qualquer adolescente.
O filme em si, como seria de esperar, não é grande coisa. Os actores não são bons (mas os que fazem de vampiros são todos lindos, o que, presumo, será o mais importante), o enredo é simplista e limita-se a criar desculpas para que os vampiros possam exibir os seus dotes sobre-humanos, e a história de amor entre o vampiro Edward e a humana Bella é algo, como direi, surpreendente, no sentido em que estes dois, embora mal consigam completar uma conversa de cinco minutos, conseguem estar apaixonadíssimos.
Porém. Há que dar a mão à palmatória e perceber que a indústria de cinema norte-americana sabe o que faz. Este rapaz que faz de vampiro Edward Cullen, um tal de Robert Pattinson, muito pálido, com um olhar muito intenso, sempre com cara sofredora, de grande conflito interior, resulta em cheio. Até eu fiquei com um ligeiro aperto no estômago ao vê-lo proteger a pobre namorada, e a dizer-lhe que seria melhor se se separassem, para que a pobre Bella viva em segurança. Felizmente, isso não acontece e ficam juntos no fim.
De modo que o filme não presta. Mas este vampiro Edward, com aquela palidez, aquela força sobre-humana, aquela intensidade (muito mal representada, mas enfim) está muito bem "esgalhado" (detesto esta palavra; no entanto, aplica-se bem aqui). Contra mim própria falo, mas gostei de o ver a trabalhar.

4 comentários:

Lia disse...

Se a minha ma'nova lê este post, vai a tua casa e dá-te uma sova.
:D

Rita F. disse...

Ainda por cima agora, que a casa dela fica tão perto da minha! Tenho de me pôr a pau (expressão muito cómica)...
:)

Lia disse...

Põe-te a pau, porque se calhar vais ter que te pôr à perna.

ana sofia disse...

também andava muito curiosa acerca do twilight até que não resisti a ler o 1º volume da saga, a ver o que tinha de especial. realmente, se tivesse 15 anos, seria impossivel não ter um caso sério de paixonite aguda pelo edward.

achei que o filme foi filmado como se fosse um videoclip gigante, cheio de estilo, mas com pouco conteúdo e é verdade que se fica um bocado sem perceber como é que eles se conseguem apaixonar. e o corpo e as roupinhas cheias de estilo e bom gosto do edward compensam bem aquelas sobrancelhas depiladas (argh).

de resto, convém lembrar: robert pattinson nasceu em 1986.
:)