terça-feira, 6 de outubro de 2009

História da menina que só sabia que nada sabia

Era uma vez uma menina que queria muito escrever mas não sabia sobre quê.
"Escreve sobre aquilo que conheces", disseram-lhe, e foi o pior conselho que lhe deram, porque a menina compreendeu, com grande lucidez, que, efectivamente, não conhecia nada, e por isso não tinha nada para escrever nem nenhuma história para contar, o que a afectou gravemente, de tal modo que desenvolveu uma depressão colossal, passou a vida de psiquiatra em psiquiatra tal como as pombinhas da Catrina, nunca conseguiu arranjar um emprego que a suportasse por mais de um mês, e ainda por cima a recibos verdes sempre, ainda por cima a menina explorada, se não fosse a família, com posses, a pagar o psiquiatra ai, ai, como é que era, e mesmo assim com tanta consulta a menina não conseguia conhecer nada e, consequentemente, nunca conseguia escrever, de modo que acabou por se casar com um homem que também não conhecia nada, muito menos escrevia, mas estava efectivo não sei onde, um homem que a distraía e via televisão com ela, e quando começou a ter filhos a menina percebeu que o melhor era deixar-se dessas coisas da escrita, e já agora das leituras também, que isso só traz é agruras e sofrimentos.
E foi assim que deixou de ir ao psiquiatra, deixou de escrever e, continuando sem conhecer nada, ao menos poupava nas contas ao fim do mês e era quase, quase feliz.
Fim.

2 comentários:

ShugO disse...

A felicidade também é sobrevalorizada, não é?

Rita F. disse...

ShugO, li uma vez um artigo que falava disso. Hoje em dia, sentimos que temos de estar sempre felizes e escamotear a tristeza a todo o custo, quando faz parte da vida saber lidar com a tristeza.
Não me parece que a felicidade seja sobrevalorizada. Apenas me parece que, infelizmente, não podemos ser sempre felizes. Mas sermos quase-felizes também não dá. Ainda é pior que a tristeza.
Há que aproveitar bem a felicidade para conseguirmos compensar a tristeza, é o que me parece.
E pronto, vou parar com as filosofiazinhas que não atrasam nem adiantam. :)