terça-feira, 14 de abril de 2009

Considerações sobre o guarda-chuva


A Inglaterra é um país de belíssimas contradições. Por um lado, em Londres, às 10 da noite, não há sítio para jantar, ou por outra, haver, há, mas a pessoa tem de se contentar com um hamburguer, ou um "kebab" a puxar ao manhoso. Por outro lado, caso nos aconteça qualquer coisa inesperada aos dentes, podemos sempre ir a uma clínica "24 hour dental care emergency clinic", a qualquer hora do dia ou da noite. Imaginemos que andamos à bulha e ficamos sem o dente da frente, por exemplo; não temos que nos preocupar, porque há quem nos resolva o problema, de modo que em Londres, uma coisa que já deixou de me incomodar é andar à batatada. Agora, comidinha da boa para acalentar o estômago se nos atrasamos e falhamos a hora sagrada do jantar às seis da tarde, isso é que é uma tragédia.
No entanto, há que louvar os ingleses. Chove a cântaros e por aí andam eles, nos seus intermináveis e verdes parques, no jogging ou a passear os cães. Nada da paranóia com guarda-chuvas como em Portugal. Os portugueses, aliás, têm uma relação com o seu guarda-chuva como nunca se viu. Cai um pinguinho e lá estamos nós, afincadamente a abrir os nossos grandes chapéus, orgulhosamente desafiando a bátega. Quem não tem guarda-chuva e se molha que nem um pinto, como a mim me aconteceu no outro dia, é olhado de lado. Vai ao café e toda a gente nos trata como um pobre sem-abrigo. Basta, até, o dia estar um bocadinho mais cinzento, e lá saem os portugueses, sempre tão prevenidos e pessimistas, a arrastar o guarda-chuva, a pedir, até, que chova, para que a sua prevenção seja compensada. No fundo, o nosso amor ao guarda-chuva é sinal inequívoco do nosso inamovível pessimismo - dia cinzento, chove de certeza.

Mas os ingleses, não. Desprezam chapéus de chuva. A chuva, para eles, não quer dizer nada. A nós, mete-nos medo. A eles, não. São mais bem dispostos.

Povo interessante.

4 comentários:

Anónimo disse...

Isto tudo quer dizer que está a chover, não tens guarda-chuva (sombrinha como sói dizer-se para uma senhora) e que estás bem disposta. Mesmo com um mísero jantar, longe de possibilidades gastronómicas reconfortantes e de sobremesas conventuais (Toucinho do Céu!), a Inglaterra é para ti país em que a chuva cai sem molhar e o sol brilha sem se ver. Verdadeiros são os olhos da alma e do coração!
Muitos beijinhos e um forte abraço :)
P.S. espero que consiga enviar esta mensagem. É a segunda.

Xantipa disse...

Back home? Or not yet?
Beijinhos da tia

S.M. disse...

Até que enfim, alguém q me compreende. tens toda a razão: quando chegamos, encharcadas,com ar de pinto molhado...olham para nós com comiseração, como se fossemos pobres de pedir. Como explicar que odeio andar agarrada a um guarda-chuva ( guarda-chuva mesmo, pq sombrinha...jamais, como dizia o outro), que quando me obrigo a sair de casa com tal ade4reço é para diexá-lo no primeiro local aprasível que se me afigurar??? Decididamente , tenho de me mudar para Inglaterra. "I'm an alien, I'm a legal alien..."
Bjk@

S.M. disse...

Errata ( odeio escrever directamente os comentários mas faço-o sempre :)) :
*adereço
*deixá-lo
*aprazível
:~