sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Dizer não ao feio

Depois de uma semana um tanto ou quanto desconcertante e muito dificultosa, em primeiro lugar devido ao muito trabalho, em segundo lugar devido à situação desconcertante com o tremor de terra (que me fez acordar espavorida, a pensar que era o Exorcista a sacudir-me a cama ("the power of Christ compels you! the power of Christ compels you!"), mas não, afinal era só um sismo. Aliás, foi isso mesmo que eu pensei - "ah, não é nada o Exorcista, é só um terramoto. Volta a dormir, que está tudo bem". E adormeci mesmo), dizia, depois desta semana, chego à conclusão de que o Natal é já para a semana e que os Pais-Natal nas varandas são terrivelmente feios. Por acaso, concordo com aquela campanha do Menino Jesus, bem mais bonito e fofinho, como se quer no Natal.
Toda esta problemática esteticamente reprovável do boneco do Pai-Natal pendurado na varanda fez-me lembrar outras coisas igualmente reprováveis, como roupa pendurada na janela. Tenho um único vizinho que faz isto, quando todas as outras pessoas secam a roupa na varanda, ou em casa, ou sei lá onde elas secam, secam nalgum lado que eu não sou obrigada a ver. Este vizinho, que ainda por cima não vive nos andares mais altos, deixa as cuecas todas ao léu, os lençóis de flanela, as camisolas, tudo ali despudoradamente exposto, a secar sem quaisquer pruridos. É extremamente feio.
O que me conduz a uma questão que decorre directamente desta. Toda a gente tem o direito de se ofender por tudo e por nada e, hoje em dia, toda a gente se habituou ao seu direito de ser ouvida e considerada na sua ofensa, ainda que esta seja completamente indiferente e não interesse a ninguém (nem ao tal Menino Jesus, rival do Pai Natal). Portanto, eu estou aqui para me insurgir e para me ofender contra aquilo que eu acho ser feio, esteticamente inaceitável, ofensivo para os meus pobres olhos.
Boneco do Pai-Natal na janela.
Roupa pendurada na janela.
Bebés com as orelhas furadas.
Bebés com pulseiras.
Bebés com qualquer tipo de jóia ou fita no cabelo (cabeça, porque cabelo eles não têm muito, ainda por cima).
Vivendas geminadas.
Jardins de vivendas com fontes, ou estátuas de meninas, meninos, leões, enfim, todo o tipo de estátua.
Descampados.
Prédios sem varandas.
Martim Moniz (a zona de Lisboa, não o senhor, coitado).
A voz do Eduardo de Sá (peço desculpa a quem tem este senhor em consideração, mas para mim não dá).
Eucaliptos vistos da autoestrada.
Salas com azulejo até meio da parede, e depois parede de estuque até cima.
Quadros da Última Ceia.
Aquelas caixas esquisitas que servem para guardar o pão e que as pessoas às vezes têm na cozinha.

Eu podia continuar. Mas é Natal e prefiro tentar algum optimismo.
No entanto, levanto a questão de lançar um abaixo-assinado contra a estética ofensiva, já que os nossos olhos merecem algum refrigério e motivos para sorrir.

4 comentários:

lenor disse...

Li e fiquei a pensar quando foi a primeira vez que eu deixar de gostar disto ou daquilo. Já não me lembro nem quando nem porquê.

Anónimo disse...

Mesmo mau é levar com as pingas da roupa estendida, sabe-se lá se a as cuecas ficaram bem lavadas...
Acrescento à tua lista as marquises.
Acho piada é quando fazem a mix, colocam o Menino Jesus na janela da marquise, acatando a sugestão das paróquias, mas mantêm o Pai-Natal a trepar pela varanda. :)

Xantipa disse...

Vou desiludir-te, mas eu quero um anão de jardim. Ainda não tenho jardim (isto parece mais um arrabalde abandonado), mas quando tiver, quero um anão. Desde que vi o Le fabuleux destin d' Amélie Poulain que fiquei com esta ideia fixa.

arlindex disse...

Podia acrescentar a tua lista até ficar muito comprida, mas só venho defender o Martim Moniz É muito feio sim senhor, tem coisas horríveis e pessoas não muito melhores, mas tem o outro lado do mundo ali enraizado há muito tempo.
Às vezes quando ouço Português na rua, acordo e sei que estou em Lisboa e penso sempre -sem entrar nas lojas- se estivesse na India já tinha entrado 10 vezes em cada loja destas :-)