quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Copycats

Na Radar, estão neste momento a fazer uma pergunta que visa saber qual a canção-versão que é infinitamente superior à canção original.

Há muitas covers que são superiores, quanto a mim. Porém, a maior parte delas será, provavelmente, inferior, nada acrescentando a um original que ou é tão bom que já não admite mais nada, ou é tão indiferente que nada o salva. Por exemplo, qual é a piada de fazer uma versão de qualquer uma das músicas dos Colplay? Já toda a gente é dada à dormência quando os ouve. Uma versão destas cançõezinhas só servirá, com certeza, para aprofundar o tédio, que já não é pouco.

Porém, aquilo em que eu vislumbro alguma piada é quando o original é ostensivamente mau, mas depois alguém se lembra de fazer uma versão que acaba por ser boa ou, pelo menos, admissível. É o que me parece acontecer com a versão dos Travis da Britney Spears, Hit Me Baby One More Time. A canção sai tão bem disfarçada que quase parece boa. Acho este exemplo muito engraçado.

É também interessante pensar na cópia que ultrapassa o original. Acontece às vezes, tal como a velha questão do discípulo que ultrapassa o mestre, sendo isso um elogio à qualidade do mestre. É claro que a versão dos Travis está longe destas conversas de café, mas enfim. Estava só a pensar, coisa que ultimamente tenho feito pouco.



2 comentários:

Rui Diniz Monteiro disse...

Cara Rita, ao ler este post lembrei-me logo do Bob Dylan: tem largos milhares de covers das suas fabulosas canções. Em http://dylancoveralbums.com/ falam de 30809 detectados até 9 de Agosto deste ano! Eu diria que deve ser o campeão.

Rita F. disse...

Obrigada pela informação, Rui!
De facto, não surpreende que Dylan tenha tanta versão. Além da qualidade da produção, o homem compõe como se não houvesse amanhã.Beijinhos.