quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A minha Fada Oriana, chuif, chuif

O livro que eu mais adorava quando era pequena era a Fada Oriana, da Sophia. Li-o até à exaustão, não sei quantas vezes, e lembro-me de, ainda antes de começar o primeiro parágrafo, no vulto esguio, impreciso, uma silhueta apenas, que aparecia na magnífica capa da Fada Oriana:


Este vulto fazia parte da história, era a antecipação da Fada Oriana, do Peixe, do Poeta, de toda a história que eu conhecia tão bem e de gostava tanto. Imaginava, e imagino, a Fada Oriana assim, uma figura feminina leve, com esta cor azulada, roxa, verde, esquiva como uma verdadeira fada deve ser. O resto, inventava eu.
Foi, portanto, com grande tristeza e consternação que este Natal, quando quis comprar a minha Fada Oriana para dar de presente, soube da notícia que as edições antigas estão a ser substituídas por outras feiosas, mas mais modernaças, mais espalhafatosas, que entopem a imaginação e explicam tudo bem explicadinho, não vá a gente não saber como é que as fadas são:


A minha desilusão foi tão grande que até a senhora da livraria sentiu a necessidade de demonstrar alguma simpatia por mim: "eu também gostava mais das edições antigas, mas eles acham que assim é mais apelativo..."
De modo que fui a outra livraria e adquiri todas as edições antigas que consegui encontrar dos livros para crianças que a Sophia escreveu. Consegui o Cavaleiro da Dinamarca, a Floresta e o Rapaz de Bronze, mas duvido que consiga a Menina do Mar e a minha Fada. 
É muito mau corromperem-nos as memórias de infância desta forma. A minha Fada Oriana, pá. Não se faz! 

4 comentários:

bea disse...

As edições sem o aval da Sophia dão nisto, substantivam a efeméride. Falta-lhes o subtil poético e o tom de sonho, o mistério de existir na densidade leve do imaginário. Porém, digo-lhe que conheço pelo menos uma pessoa que, sem memória das edições antigas, se rendeu à Oriana dos cachinhos e coroa de flores na versão face rosadinha da contracapa: a minha filha.

E Bom Ano de 2013 (sem sarcasmos, que para isso já o desgoverno sobra)

Rita F. disse...

Obrigada e igualmente :)

Anónimo disse...

Vim parar ao seu blog por acaso, e partilhei da nostalgia por estas lindas edições. a fada oriana está à venda - seg mão, é certo - no site do olx. boa sorte!

Rita F. disse...

Obrigada pela informação. Vou tentar encontrar.