terça-feira, 12 de junho de 2012

Coisa que não compreendo: "não tenho tempo"

Sei que por vezes é efectivamente verdade, mas o facto é que esta desculpa do "não ter tempo" soa apenas a isso mesmo, a desculpa. E daquelas muito esfarrapadas.
Considero estranho que, subitamente, as pessoas deixem de ter tempo para ler, ou sair um bocadinho, ou ir a uma exposição ou uma coisa qualquer assim que as faça descontrair. A gente pergunta, "ah, já viste o filme tal", e a resposta é quase sempre "não, ainda não tive tempo", ou pior, "não, nunca tenho tempo". E depois argumentam com o trabalho ou com os pobres dos filhos que, já percebi, são sempre responsáveis por todos os enfados, cargos e falta de tempo dos pais. "Desde que os meus filhos nasceram que eu não leio um livro como deve ser" - estou sempre a ouvir esta frase tenebrosa. "Não tenho tempo para ler o jornal por causa dos putos", e etc. e etc.
Além de ser uma injustiça para com os ditos putos, não percebo porque é que as pessoas pura e simplesmente não admitem a causa natural das coisas, que é não a falta de tempo, mas sim a falta de vontade. Pronto, admitam que preferem passar o pouco tempo livre (não duvido que seja pouco) que têm no Óbidos Vila Natal e/ou Feira do Chocolate, ou de pijama em casa, ou a dormir, ou envolvidos em qualquer outra actividade insuportavelmente entediante. Ninguém tem nada a ver com isso, e apesar de eu ter acabado agora mesmo de emitir um juízo de valor, não o devia ter feito porque, como igualmente afirmei, não tenho nada a ver com as escolhas de cada um. Cada um é como cada qual.
Mas não é a falta de tempo que nos estraga a vida, é mesmo a falta de vontade. Acho eu.

5 comentários:

Mam'Zelle Moustache disse...

Eu concordo plenamente contigo. E olha que o meu caso é bastante revelador: eu tenho tempo de sobra, porque não tenho filhos, porque não tenho trabalho. Mas, mesmo assim, passo o dia enfiada em casa. Falta-me, de facto, a vontade. Lá está.
Se pensar melhor, também me falta pilim, massa, guito, graveto, cacau, carcanhol (adoro este último termo) para fazer muito do que gostava. E isto também cansa, mesmo sem se fazer puto.
Mas isso, já é afastar-me do tema que lançaste e não convem ;)

Textículos disse...

Acho que é do filme American Beauty a frase "nunca substimes o poder da negação."

anamargarida disse...

és de óbidos?

Rosa disse...

When there's a will, there's a way.

Tulsa disse...

hi, hi, hi....há tempo pra tudo!Não existe falta de tempo. Não mais muito trabalho. É fantasia do pijama e ficar em casa, ou do não me apetece. Vou-me desculpar com o tempo e assenta tão bem quanto o vestido preto da outra. Não leio porque não quero. Não vou ao cinema também por ser cansativo, não dou umas curvas valentes porque estou chateada em casa e prefiro. Mas.
E porém. Não tens razão Rita F. Ou tens só um bocadinho.
As tuas opiniões são boas e bem enroupadas, mas tão peremptórias. É o leve peso do tentador mundo das certezas.