quarta-feira, 18 de abril de 2012

Coisa que (não) compreendo: as várias designações para café nas pastelarias portuguesas, mormente "abatanado"

É uma coisa que não compreendo, mas que gostava de compreender. Não compreendo devido à minha ignorância. Há tanta forma de pedir e servir café neste país que não evito uma imensa fascinação por esse mundo ignoto, pelo menos para mim. 
Abatanado. Já me explicaram o que é, mas eu esqueço-me sempre. A minha mente rejeita este conceito, não sei porquê. Acho que nunca hei-de saber o que isto é, o que lamentavelmente também significa que nunca vou poder pedir o tal "abatanado" num café. Também há o problema de a palavra "abatanado" me fazer rir. Parece que estou a contar uma anedota ao senhor do café em vez de lhe estar a pedir qualquer coisa. Enfim, continuando. 
Meia de leite e suas variedades.
Meia de leite directa. 
Meia de leite de máquina. 
Meia de leite clara. 
Meia de leite escura.
Carioca. 
Bica.
O singelo "café". 
Café curto.
Italiana (acho que é o mesmo que café curto).
Café pingado.
Galão. 
Galão escuro.
O meu preferido, e este desconheço de todo o que seja, é o café "sem princípio". Desconheço, mas parece-me uma possibilidade maravilhosa e sofisticadíssima poder ir a um cafézinho (estabelecimento, entenda-se) e pedir um café "sem princípio".
É por isso, pela possibilidade misteriosa de o abatanado e do café sem princípio, que eu ainda gosto de viver parcialmente em Portugal, apesar de tudo o resto. 
Um país abatanado é um país com futuro.

7 comentários:

Lia disse...

Faltam alguns:
- bica (ai como detesto a bica e a biquinha) escaldada,
- bica em chávena fria,
- café duplo, que não deve ser confundido com o abatanado.
Compreendo que o abatanado te faça espéc'e, mas é uma coisa muito nossa, tens de ter estima por ele. E claro, depois do abatanado, há que pedir a continha que deve ser acompanhada pela facturinha passada a contragosto.

zozô disse...

Na minha cidade abatanado é um café duplo, em chávena grande.
Falta o café cheio, o café com ponta (don't ask), o garoto (com leite) e o inesquecível cimbalino, do Porto para cima, carago.

São João disse...

então e o "café com cheirinho"? :)

Petit Joe disse...

Na minha cidade, um abatanado é uma dose de café normal para bica mas enche uma chávena maior, ou seja vai correr mais agua, café duplo é uma chávena maior com duas doses de café.

Rita F. disse...

Ah, então o abatanado é isso. Tenho toda a estima.

O que eu agora queria mesmo saber (café com cheirinho penso que sei) é em que consiste um café com ponta. Queria mesmo.

Anónimo disse...

Eu prefiro não saber o que é um café com ponta.

Por outro lado, acho estranho que te tenhas esquecido da "bica escaldada", sobretudo dado o convívio persistente que, certamente, tiveste com esta expressão, ao longo da tua juventude.

Love disse...

Opá ! e aquele caféinho delicioso que depois de tirado leva uma leve espuma por cima (espuma de leite) e é enfeitado com uns póinhos de cacau e de canela ???? Hum???????