terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Annus horribilis (ou: epá, estou de tão mau humor que me irrito a mim própria)

Resmungar contra as terças-feiras, para mim, não chega.
Tenho de resmungar contra o ano inteiro.
2008 foi uma porcaria pegada, do princípio ao fim, e cá para mim o fim adivinha-se ainda pior do que o começo, se é que é possível.
O Natal só serve para me pôr o pessimismo à flor da pele. E o cinismo, também. Aliás, se tivesse um mínimo de jeito para escrever um texto com o máximo de cinismo, era o que faria já a seguir. Mas não tenho o mínimo de jeito. Embora sinta que tenha um máximo de cinismo que já pesa, mas que não se vai embora.
A culpa é toda de 2008, toda, toda, toda, toda, e só de pensar que o melhor que consigo pensar é "esperemos que 2009 não seja, pelo menos, ainda pior", fico muito mais deprimida.
Se alguém ler isto, e apanhar com este "esvaziar de toda a bílis", como dizia o Eça, peço muita desculpa. É que peço mesmo. Mas o Natal, e esta porcaria do 2008, e tudo, deixam-me assim, com a acrimónia a azedar de dia para dia, qualquer dia sou mais do que um limão, sou um limão verde, sou leite estragado, bolsado de bebé, nem olhar para mim podem.
Brrrrrr.
PS: agora lembrei-me que 2008, no fundo, me disse, logo em Janeiro "vai à merda". Eu podia ter dito, com um ar muito fofinho e uma vozinha muito doce, "vai tu", assim como aquele diálogo parvalhão entre o Joaquim de Almeida e a Maria de Medeiros daquele filme também parvalhão que é o Adão e Eva. Mas esqueci-me de dizer. Agora se calhar é tarde demais, assim como assim 2008 está a acabar, ao passo que eu cá estou para as curvas. Embora preferisse estar cá para a linha recta, era bem mais fácil.

4 comentários:

manuel a. domingos disse...

o meu não foi horribilis, foi horribilis ao quadrado.
e: nunca é tarde para mandar à merda seja quem ou o que for

Xantipa disse...

2009 é que vê a ênfase) vai ser bom! Acredita!
Beijinhos da tia N.

Rita F. disse...

Manuel, somos dois desafortunados. Acho que tens razão, realmente não é tarde demais, portanto vou começar a mandar tudo o que deverá ser mandado à merda já hoje.

Tia N., espero com muita força que tenhas razão! Beijinho também.

Rita F. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.